loading-gif

O nutricionista da Associação Presente atua diretamente no atendimento nutricional individualizado de pacientes hospedados ou cadastrados, orientando quando aos cuidados nutricionais durante o tratamento oncológico (cirurgias, quimioterapia e radioterapia), oferecendo acesso a suplementos alimentares quando necessário e realizando palestras educativas ao hospedados sobre temas relacionados à saúde, prevenção e nutrição.

Além disso, tem responsabilidade técnica sobre a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), disponibilizando refeições seguras do ponto de vista microbiológico e com a adoção das boas práticas de armazenamento e manipulação. É responsável pelo planejamento, coordenação e supervisão na área de alimentação e nutrição, e treinamento dos colaboradores que desenvolvem atividades no âmbito de alimentos.

Objetivos:

- Realizar atendimento nutricional individualizado por meio de consultas aos pacientes hospedados ou cadastrados na instituição, auxiliando na diminuição de possíveis efeitos colaterais (mucosite, constipação, náuseas, vômitos, disfagia, odinofagia, alterações de paladar, entre outros) do tratamento e que interferem na alimentação do paciente;

- Realizar visitas domiciliares a pacientes com câncer com dificuldade de locomoção;

- Realizar visitas domiciliares a pacientes com câncer em cuidados paliativos, contribuindo para uma melhora da qualidade de vida no processo de fim de vida;

- Ofertar alimentação de qualidade para pacientes e acompanhantes hospedados;

- Promover educação alimentar e nutricional a pacientes com câncer e seus cuidadores, como forma de auxiliar na prevenção de doenças e orientar sobre hábitos alimentares saudáveis.

Público-alvo:

- Pacientes com diagnóstico de câncer e cadastrados na Associação Presente;

- Pacientes com diagnóstico de câncer hospedados na instituição e que estão em tratamento hospitalar;

- Pacientes atendidos pelo Ambulatório de Cuidados Paliativos.

Benefícios Concedidos:

- Cestas Básicas;