INCIDÊNCIA DO CÂNCER EM MINAS GERAIS

O Estado de Minas Gerais, localizado na região Sudeste do Brasil, tem 853 municípios, com população de acordo com o último censo de 19.597.330 pessoas (fonte: IBGE 2020). Concentram 10% da população Brasileira em área de 586.528 km².

O Norte de Minas Gerais, área de atuação da Associação Presente, é formada por 12 mesorregiões do estado de Minas Gerais, tem 89 municípios agrupados em sete microrregiões.

Mapa Brasileiro – Em destaque o estado de Minas Gerais

Mapa de Minas Gerais – Em destaque a região Norte de Minas.

De acordo com o INCA- Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020/2022. Os cânceres mais prevalentes no Brasil serão de mama e próstata (66 mil casos cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil). Por gênero, os tipos de câncer mais comuns em homens são próstata (29,2%), cólon e reto (9,1%), pulmão (7,9%), estômago (5,1%) e cavidade oral (5%). Nas mulheres, o câncer de mama lidera (29,7%), seguido por cólon e reto (9,2%), colo do útero (7,4%), pulmão (5,6%) e tireoide (5,4%).