Acolhimento e Cura
Conheça nosso compromisso com o cuidado humanizado, proporcionando conforto e apoio integral aos nossos pacientes e suas famílias.
Hospice Jesuína Rosa Silva
O Hospice Jesuina Rosa Silva, com a filosofia de oferecer cuidado integral a pacientes que estão com uma doença que ameaça a continuidade da vida, trata-se de uma unidade de internação e atendimento ambulatorial. É um Centro de Cuidados Paliativos que conta com uma equipe multiprofissional especializada, atuando no controle da dor e outros sintomas físicos, abordando também aspectos psicossociais, espirituais e emocionais do paciente. A assistência dos cuidados paliativos objetiva o controle dos sintomas apresentados nas dimensões: físicas, emocionais, sociais e espirituais, proporcionando melhor qualidade de vida para o paciente e seus familiares. Toda a assistência para o paciente do Hospice Jesuína Rosa Silva é 100% gratuita. O Centro de Cuidados Paliativos foi fundado pela Associação Presente e é mantido através de doações da sociedade civil.
O que é um Hospice?
Hospice é mais do que apenas um lugar físico; é um conceito que abraça a filosofia dos cuidados paliativos. Sua origem vem de 1978, quando um grupo de profissionais de saúde começou a explorar novas maneiras de oferecer assistência às pessoas enfrentando doenças incuráveis, assim como às suas famílias. Hospice prioriza uma abordagem completa no cuidado dos pacientes com doença que ameaça a vida, bem como apoio emocional e prático fornecido às famílias durante todo o processo, inclusive no período de luto.
Quem poderá usufruir desses cuidados?
Pacientes que vivenciam uma doença crônica em estágio avançado, poderão receber assistência e cuidados de forma gratuita. Desde a inauguração do Hospice, já atendemos mais de cem pacientes. A assistência vai muito além de uma mera prestação de serviços ligada à saúde, pois as pessoas que são admitidas recebem não somente cuidados clínicos e assistenciais. Sobressaem a humanização, a atenção, o cuidar, o olhar com paixão pelo outro, a ausência de julgamento, a observação da essência de cada um, tratando todos de forma igualitária, porém com olhares distintos e individuais às características culturais, sociais e espaciais de cada paciente, onde prevalece o amor e o respeito à dignidade humana.
Estrutura do Centro de Cuidados Paliativos
O Hospice Jesuína Rosa Silva conta com 6 quartos e 12 leitos, todos com banheiros acessíveis, varanda, sala de convivência, fisioterapia, consultório médico e odontológico, sala de espera e recepção, artesanato e terapia ocupacional, posto de enfermagem, atendimento psicológico, nutricional, social e espiritual, além de espaços para atividades manuais e socialização, almoxarifado, copa, rouparia, auditório dentre outros.
Por que o Hospice leva o nome Jesuína Rosa Silva?
Jesuína Rosa, 22 anos, enfrentou um câncer no ovário entre 2014 e 2017. Natural de Serranópolis de Minas, a jovem foi assistida nestes 3 anos pela na Associação Presente. Mesmo com um diagnóstico de câncer avançado, já submetida a várias linhas de tratamento, é possível acreditar nos sonhos e na partilha do amor? Quem conviveu com Jesuína Rosa Silva certamente afirmaria que sim. Durante os últimos meses de vida, Jesuína recebia com excelência os cuidados paliativos na sede da Associação Presente. Contava que se sentia em casa e que foi apresentada ao amor nos anos que foi acolhida pela Associação Presente, passando a demonstrar muita força de vontade para viver cada segundo ao máximo. A história da jovem comoveu várias pessoas, que após assistirem uma matéria jornalística exibida pela televisão local, resolveram ajudá-la a conhecer o mar. Em dezembro de 2016, Jesuína foi presenteada com passagens e hospedagem para Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio de Janeiro, acompanhada por uma profissional da Associação Presente. O primeiro contato com o mar, no dia 13, foi na Praia do Forte, uma das mais bonitas do estado do Rio de Janeiro. Jesuína não conseguiu esconder a emoção e brincou muito no mar. Depois de tantas lutas e com o sonho realizado, Jesuína foi de encontro ao Pai dois meses depois, no dia 31 de março de 2017. A Associação Presente homenageia, portanto, uma das assistidas da instituição que recebeu do diagnóstico do câncer ao último suspiro de vida, a melhor qualidade de final de vida possível. Inspirada por esta história de amor, a instituição proporcionará os mesmos cuidados aos muitos Jesuínas e Jesuínos que passarão por aqui.