Home Notícias

8º Mutirão de Prevenção ao Câncer é realizado em Montes Claros


A Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho realiza no dia 6 de abril mais uma ação de prevenção em Montes Claros. A partir das 7h30 da manhã, a Praça Dr. Carlos Versiani recebe o 8º Mutirão de Prevenção ao Câncer, que oferece, através de equipes médicas e de diversas áreas da saúde, trabalhos preventivos, cuidados e informação sobre o tema, gratuitamente, para quem passar pelo local.

O evento proporciona exames e avaliações, totalmente gratuitos, em tempo real, para homens e mulheres. As frentes de prevenção para esta edição serão contra o câncer de mama, câncer de boca, câncer de pele, câncer de colo do útero e câncer de próstata. Segundo a oncologista e fundadora da Associação presente, Priscila Miranda, o Mutirão representa um marco para a região.

“O Mutirão de Prevenção ao Câncer já representa muito para a saúde de todo o Norte de Minas. Mais de 2.600 pessoas foram atendidas em 2017, e nossa expectativa é de que este número cresça para mais de 3 mil atendimentos. Aumentamos o número de médicos especialistas em cada tenda, reunimos 200 voluntários, para tentar suprir a demanda”, esclarece a médica.

Para Dra Priscila Miranda, o foco do Mutirão é oferecer às pessoas carentes da região acesso ao diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura, a sobrevida e a qualidade de vida do paciente. Já tivemos casos em todas as edições de pessoas que identificaram o câncer na praça, durante o mutirão, felizmente em estágio precoce. A maioria delas venceu a doença e seguiu o curso da vida. Este é o objetivo principal”, afirma Priscilla.

Para a Associação Presente, o Mutirão, criado em 2011, busca prevenir, conscientizar e ser ponte entre a população, não só de Montes Claros, e especialistas, para garantir acesso aos exames e avaliações necessárias. “É animador reconhecer a presença de pessoas de outras cidades da região, que vêm até a cidade exclusivamente para participar do mutirão. É sinal de que estamos alcançando o principal propósito do evento”, conclui a presidente da instituição.


Para receber atendimento, basta que o paciente, desde que cumpra os critérios de faixa etária, esteja com documentos pessoais em mãos, como CPF, Carteira de Identidade, além do cartão do SUS atualizado. Para mais informações, o telefone da Associação Presente é 3213-4296.